top of page

O que são apps nativos?

Atualizado: 16 de out. de 2018

Os aplicativos são facilitadores sem precedentes nesta nova era digital em que vivemos.


Podemos entender como app nativo todo programa construído sob medida para uma plataforma, com o intuito de funcionar em sintonia com o dispositivo e todas as suas especificidades, sendo capazes de executar e explorar todas as funcionalidades da plataforma a que se esta objetivando. Como por exemplo aplicativos criados para iOS, Android e/ou Windows Phone, entre outras plataformas, que conseguem acessar todo o potencial do dispositivo, como câmera, calendário, álbum de fotos, GPS, entre outros, e manter a usabilidade e o design padrão da tecnologia.


Algumas das diferenças entre o sucesso e o fracasso de um App, é definir se ele será concebido Web, Híbrido, Cross-Platform ou Nativo.

Para poder entender um pouco sobre as diferenças entre os tipos de apps, vamos ver este resumo: os apps web não são programas, mas funcionam como tal e são executados diretamente no navegador da internet. Por exemplo o Google Drive. Ele funciona como um aplicativo, com funcionalidades e ferramentas, mas é utilizado por meio de um navegador e conexão com internet, não possuindo configurações sob medida para uma plataforma específica.

Os híbridos são justamente uma mistura entre os apps nativos e a web. Ou seja, usam elementos dos dois tipos de apps. Por exemplo o aplicativo do Youtube. Afinal, o Youtube em si funciona diretamente no navegador, mas o seu aplicativo necessita de pequenas configurações para as plataformas de dispositivos.

O desenvolvimento Cross-Platform, consiste em um desenvolvimento único para várias plataformas. Basicamente a parte visual é normalmente desenvolvida em HTML 5 e CSS e que são “renderizados” em um browser embutido no SDK padrão da linguagem nativa (Objective-C do iOS, Java do Android, etc.) tornando assim possível o desenvolvimento de um código único (app), para ser utilizado em várias plataformas. Aplicativos desenvolvidos em ferramentas cross-platform, geralmente diminuem consideravelmente o custo de um projeto, principalmente quando várias plataformas são envolvidas.

Já os aplicativos nativos funcionam de maneira mais eficiente, e bastante estável, pois não precisam necessariamente de internet para serem usados, tornando toda a experiência e prática mais independente e livre de perdas de conteúdo ou bugs.

Esta diferença se dá, pois são desenvolvidos exatamente para aproveitar ao máximo a plataforma para a qual foram criados. Em outras palavras, um aplicativo nativo tem o poder de explorar tudo o que o seu dispositivo oferece, com muita rapidez, segurança e otimização.

 

Precisa de mais dicas sobre qual modelo de desenvolvimento seguir com seu projeto ou ideia? entre em contato conosco e poderemos lhe auxiliar na escolha mais apropriada para alcançarmos o sucesso esperado com o seu App.


contato@palmsoft.com.br +55 (48) 3024 - 4759


59 visualizações0 comentário
bottom of page