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Aumento da

Produtividade

Com os processos automatizados, reduz-se consideravelmente o tempo necessário para que uma tarefa seja realizada e a quantidade de interações necessárias. Os processos ficam muito mais ágeis com os dados centralizados e o envio eletrônico de requisições, informações e confirmações por exemplo. Isso garante que seja necessário menos tempo entre as interações e etapas de cada processo. A automatização oferece um aumento considerável da produtividade do processo em que ele esta inserido, e possibilita melhor gerenciamento e mensuração de resultados, gargalos e problemas, assim como aumentando muito a previsibilidade de resultados.

Maior confiabilidade

dos dados coletados

Quanto mais interações manuais um processo tiver, maior sera a dificuldade em garantir que as ações e informações sejam padronizadas, corretas e seguras. Já com a automatização, há mais garantias de que todos os parâmetros estejam dentro do esperado e é possível identificar os erros e problemas com maior rapidez e agilidade. E diminuindo o número de erros e desperdícios, diminui a necessidade de retrabalho, favorecendo a eficácia dos profissionais e dos processos. Sendo possível ainda melhor gestão e análise sobre todas as etapas.

Gestão,

controles e KPIs

Eficiência e produtividade conseguem ser alcançadas por meio de uma boa gestão de processos, com a digitalização e automatização, o controle e análise de KPIs se tornam mais apurados. O uso de App, ferramentas e recursos dgitais para automatizar processos garante que as informações coletadas permaneçam centralizadas e disponíveis, permitindo que a gestão acompanhe em tempo real a evolução de um determinado processo. Mais do que isso, é possível garantir a integração com outros setores ou processos do negócio. Gerando informações mais facilmente as análises se tornam mais dinâmica e com a resposta mais rápida.

Aumento de competitividade

A automatização também o tornará mais competitivo em relação aos concorrentes. Em primeiro lugar, a possibilidade de tomada de decisão mais assertiva garante que ótimas oportunidades sejam prospectadas e aproveitadas no momento certo. Do ponto de vista da gestão essas características também ajudam a evitar desperdícios e perda de engajamento do usuário durante alguma etapa do processo. Dessa forma, o processo automatizado capta mais informações e recursos e auxilia o gestor a se posicionar melhor no mercado e tomar melhores decisões. Oferecendo um serviço/produto de mais qualidade, padronizado, ágil e eficiente.

Redução

de Custos

Diretamente relacionado à redução de custos que o processo de automatização oferece, está o aumento do lucro em cada processo automatizado. É possível, por exemplo, diminuir a quantidade de pessoas trabalhando sobre um processo, designando outros profissionais para atividades mais estratégicas e focando as ações de cada um destes profissionais em etapas mais críticas ou efetivamente mais lucrativas.

A diminuição de tempo necessário para executar processos também reduz o uso de recursos. Com a automatização, os processos se tornam mais rápidos e, com isso, mais baratos e mais lucrativo para o negócio.

Padronização

de processos

Quanto mais automatizado for um processo, menores serão os desvios em relação à operação e os resultados esperados. Assim garantindo ao negócio maior produtividade e a melhoria dos resultados gerais do processo. Um dos benefícios da automatização é justamente a possibilidade de padronização, onde determinadas ações deverão acontecer da forma planejada para poder avançar etapas e assim de forma contínua. Garantindo tanto a qualidade quanto o controle, de modo a fazer com que seja possível que a gestão tenha completa visibilidade sobre o processo em questão e em real time.

Colaborando para que a empresa tenha rotinas repetíveis e escaláveis, sendo mais fácil repetir resultados considerados positivos e corrigir procedimentos e etapas que sejam identificadas como menos eficientes. A Automatização torna mais fácil a identificação de novas oportunidades, colaborando para que as ações sejam mais assertivas e garantam a qualidade necessária do produto, processo ou serviço desejado.

Melhoria da

transparência

A transparência corporativa é um dos pontos mais fundamentais para o sucesso. É necessário agir com clareza, por exemplo, com os próprios usuários internos, bem como com os stakeholders e os clientes. Estabelecendo parâmetros adequados e usando a automatização, reduz-se o risco de a interferência humana produzir resultados indesejados e que prejudiquem o processo. Usando a automatização de processos, é possível embasar e justificar de maneira transparente as ações tomadas.

Assertividade na

tomada de decisão

Outro ponto muito importante é que a automatização de processos também contribui para a assertividade e agilidade nas tomadas de decisões, pois gera dados mais confiáveis. Um gestor consegue antever com mais precisão qual é o momento de tomar determinada atitude ou quando é necessário rever algum processo ou ação.