top of page
  • Foto do escritorPalmSoft

Automação de processos: como a tecnologia pode ajudar sua empresa a aumentar os lucros?

Atualizado: 29 de ago. de 2018


Em meio aos constantes avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos, nos tornamos cada vez mais dependentes das inovações tecnológicas. Hoje, os sistemas informatizados e a automação de processos já é realidade em grande parte das empresas, dado o potencial de otimização que representam.Nesse contexto, gestores e líderes devem estar atentos ao papel das inovações, sobretudo daquelas capazes de oferecer melhorias para os resultados do seu negócio. É esse olhar estratégico e direcionado para o futuro que garante o crescimento da empresa e sua maior competitividade no mercado.E como a automação de processos é um tema de extrema relevância no cenário atual, vamos ver como você pode beneficiar a sua empresa com soluções digitais. Acompanhe!


O que é a automação de processos?

Antes de conhecermos os benefícios da automação de processos, é fundamental que termos uma noção clara sobre o significado e abrangência deste conceito. De maneira simples, podemos entender a automação como o caminho mais curto de promover a inserção dos recursos tecnológicos em uma empresa. A automação é, pois, a utilização de ferramentas e soluções tecnológicas com o objetivo de simplificar, agilizar e reduzir os custos dos processos internos.A lógica da automação é substituir metodologias de trabalho ultrapassadas, lentas e burocráticas por alternativas inovadoras, muitas vezes baseadas em inteligência artificial e no seu grande potencial de lidar com grandes quantidades de dados e informações.

Não por outro motivo, hoje, tarefas como preenchimento de planilhas, elaboração de relatórios, controle financeiro, gestão da informação, entre outras, são desempenhadas por sistemas automatizados, muito mais precisos e econômicos. Se você ainda tem dificuldades com este tipo de processo, entre em contato com a PalmSoft e conheça alternativas em ferramentas que podem ser desenvolvidas especialmente para seu negócio #devmobile.


Quais são os Principais Benefícios de Automatizar Processos com desenvolvimento de App e Softwares Integrados?



De maneira geral, a automação é capaz de otimizar todo tipo de tarefa — desde as mais simples até as mais complexas. Por isso, atualmente, esse conceito é um dos pilares das operações eficientes, presentes nas empresas mais competitivas e relevantes no mercado.Conheça alguns dos principais benefícios da Automação de Processos.


Aumento da eficiência operacional

Um reflexo lógico da substituição de metodologias ultrapassadas por soluções modernas, baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning, é o aumento da eficiência dos processos.A partir do momento que a empresa abandona os seus processos manuais e opta por alternativas informatizadas, a probabilidade de que erros e inconsistências ocorram reduz significativamente e o desperdício de recursos como o tempo — ativos valiosos para qualquer negócio — são atenuados. Logo, as operações do negócio se tornam mais eficientes e rentáveis. Além de otimizar a geração de dados para possíveis análises e correções;

Redução de custos operacionais

Como desdobramento do aumento da eficiência do processo automatizado, o equilíbrio entre produtividade e custos se torna muito mais eficiente.Entendido assim que automatizar significa otimizar o processo produtivo, reduzindo-se o tempo de execução, a necessidade de mão de obra e a quantidade de recursos empregados. Tais pontos de maneira direta já são capazes de promover uma redução de custos bastante atrativa e que justifica os investimentos em Desenvolvimento de App e Ferramentas para esta automatização.Líderes e gestores devem enxergar este investimento como prioridade para aumento do lucro e das performances e não apenas como investimento em inovação.


Gerar um diferencial competitivo muito valioso

Em um cenário de intensa competitividade, apostar em diferenciais capazes de melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa e ainda diminuir custos e aumentar performances, deve ser uma ação obrigatória para se manter no mercado. Com a melhoria ocasionada no processo produtivo, as empresas têm mais condições de atender com precisão e qualidade às demandas do seu público, e criar interações cada vez mais valiosas. Além disso, a automação também reforça a imagem de inovação do negócio, já que empresas que investem em melhorias tecnológicas e preocupadas em melhorar seus produtos são as mais valorizadas pelo consumidores.

Quais as principais tecnologias envolvidas com esse conceito?

A automação de processos está relacionada a uma série de expedientes da rotina de uma empresa. Ou seja, é possível perceber a automação em diferentes frentes do negócio, como gestão financeira, marketing, produção, gestão da informação e tantas outras. A seguir alguns recursos baseados na automação e que são altamente relevantes para o sucesso empresarial nos dias atuais.

Software ERP

Essa é uma das principais soluções quando se fala na gestão automatizada de dados da empresa. O ERP é o sistema responsável por centralizar a gestão de diferentes setores do negócio, tais como financeiro, contábil, fiscal, suprimentos e RH.O foco do ERP é integrar atividades e centralizar o acesso à informação, tudo isso a partir da automação de processos. A principal vantagem é a facilitação da gestão empresarial ao eliminar a necessidade de vários programas e controles separados dos dados da companhia. O grande problema é que muitas vezes você não encontra um ERP no mercado que atenda exatamente a todos os seus processos, e ai acaba deixando algumas etapas a serem cumpridas com documentos físicos, planilhas ou mesmo outros softwares. O caminho ideal nestes casos, é buscar o desenvolvimento de ferramentas ou app's que possam integrar processos e rotinas ao seu ERP. Para isto a PalmSoft pode te auxiliar em uma análise de estudo de caso para identificar quais processos podem ser automatizados e integrados. Consulte! >>>

Envio e Assinatura eletrônica de Documentos

Outro exemplo de solução baseada na automação de processos é o envio e a assinatura eletrônica de documentos. A partir dessa tecnologia, empresas que realizam ou recebem um alto volume de propostas, compras e contratos, e que dependem da assinatura ou da validação de documentos para efetivar seus negócios, podem automatizar todo o processo, tornando-o mais seguro, barato e, principalmente, ágil.Assim, em vez de trabalhar com métodos físicos, que dependem do envio de um contrato por correio, motoboy ou mesmo ter que ser entregue pessoalmente, por exemplo, o processo pode ser efetivado de forma digital, totalmente automatizada, segura e com validade jurídica, através de App's que além de gerenciar ainda educam o seu consumidor a maneira correta de proceder. Com a assinatura eletrônica, a partir de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet, seus negócios podem ser efetivados em minutos. Também é possível carregar e enviar documentos com mais facilidade para que terceiros assinem.E isto sem que o consumidor por exemplo precise ter alguma certificação digital, o seu próprio Aplicativo vai certificar os documentos enviados e dar validade jurídica através de integrações com certificadoras a um custo irrisório e com uma agilidade surpreendente, transformando negociações e transações que antes levavam dias para serem concluídas, em operações de minutos e que podem ser realizadas de qualquer local.

Como vemos, a automação de processos é uma ação altamente benéfica e lucrativas para as empresas atualmente. Além das vantagens citadas, o conceito ainda coloca o negócio em conformidade com os padrões atuais do mercado, que cada dia utiliza mais a tecnologia e principalmente os App's como ferramentas de otimização das atividades e diferencial para conquistar um público a cada dia mais conectado.

Se você ainda não tem seus processos otimizados e automatizados, conheça as soluções que a PalmSoft já desenvolveu, e como poderemos auxiliar sua empresa a conquistar novos clientes e mercados, impulsionado pela inovação tecnológica e automação de processos via soluções de Aplicativos e Ferramentas Web desenvolvidas especialmente para atender as suas necessidades e as expectativas de seus clientes. Consulte! como podemos te auxiliar em uma análise de estudo de caso para identificar quais processos podem ser automatizados e integrados.

Agora que você já conhece os benefícios da automação de processos, o que acha de contribuir com o crescimento de outras pessoas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!


88 visualizações0 comentário
bottom of page