App x Web: Qual a Melhor Escolha para sua Empresa?

Atualizado: 16 de Out de 2018


Toda empresa precisa que seus produtos e serviços cheguem até seus clientes. Mais que isso, esse processo precisa ser transparente e rápido para que ele o encontre quando precisar.

Isso é válido para organizações “tradicionais” e mais ainda para startups, que têm a agilidade e a eficiência como diferenciais aos olhos do consumidor.

E então? Qual a melhor maneira de disponibilizar acesso a seus produtos e serviços? É melhor investir em um aplicativo (app) pela praticidade, ou optar pelo alcance de um sistema web?

Apresentamos aqui os benefícios de cada opção – app ou sistema web – com subsídios para ajudar nessa importante decisão.

4 Vantagens dos Aplicativos (App)

A utilização de aplicativos móveis é uma realidade para consumidores do mundo todo e seu crescimento exponencial faz com que a oferta de app siga no mesmo ritmo.A vantagem para o usuário é a oferta quase ilimitada de recursos que podem ser acessados de forma rápida e prática. Entretanto, o app precisa ser realmente útil, sob pena de ser esquecido e abandonado em alguma das telas do smartphone.


1. Facilidade de acesso

Uma das principais vantagens do app sobre um sistema web é estar disponível instantaneamente. Sem precisar abrir um navegador e digitar o endereço desejado, o app traz a rapidez exigida pelos usuários.Além disso, ter o ícone da empresa sempre à vista na tela do usuário viabiliza a consolidação da marca junto ao público, promovendo um engajamento maior.


2. Notificações Push

As pequenas mensagens disparadas pelos apps são mais eficientes em termos de conversão do que o envio de notificações por e-mail por exemplo.Além de ter um impacto de resposta instantâneo;


3. Funcionamento offline

Um aplicativo pode ser utilizado mesmo quando o usuário não tem acesso à internet.


4. Rapidez e utilização de recursos

Um app é bem mais rápido se comparado à versão responsiva de um sistema web. Pois é possível utilizar todos os recursos e o poderes oferecidos pelo hardware do equipamento (smartphone/tablet/wearables) e estes estão cada vez mais eficientes.

Aliás grande parte do sucesso dos smartphones está atribuída aos aplicativos mobile. Os “apps”, como são popularmente conhecidos reinventaram a utilização dos dispositivos móveis e desenvolveram novas oportunidades, explorando as suas funções de um jeito inovador e surpreendente. E os Apps podem ser desenvolvidos em 4 padrões de desenvolvimento: Nativos, Cross-Platform, Híbrido e Web App, que estabelecem uma série de funcionalidades e a aptidão de atender a objetivos distintos.

Aplicativos Nativos:

Estes são desenvolvidos a partir da SDK e da linguagem nativa de um sistema operacional, como o Android e iOS. A distribuição dos app nativos é feita através das lojas oficiais da Play Store (Android) e App Store (iOS) e o seu armazenamento é feito diretamente na memória do dispositivo. No caso do sistema Android, há a possibilidade de fazer a instalação do APK do aplicativo. No entanto, este processo não é indicado.

Vantagens: Os aplicativos nativos são perfeitos para os desenvolvedores que têm como objetivo trabalhar com ferramentas do próprio Smartphone, como o envio de mensagens SMS, realizações de chamada e até mesmo acesso à câmera.Por serem desenvolvidos na linguagem do sistema operacional e armazenados localmente, alcançam a acessibilidade às APIs necessárias para conseguir informações de sensores, tirar fotos e alterar configurações do sistema.Os apps nativos alcançam um desempenho melhor das ferramentas do dispositivo, o que deriva em uma melhor experiência de utilização. Devido ao fato de conter um código-fonte feito na linguagem sugerida pelo mantenedor do aparelho, complicações e falhas de segurança são bem menos frequentes.Contudo, é difícil explicar a opção de um aplicativo nativo, uma vez que os app Cross-Platform e mobile web não estão muito atrás nesta questão, com exceção em casos de desenvolvimento Híbrido com tecnologias e ferramentas menos confiáveis.

Desvantagens: O preço para a execução do projeto de um app nativo poderá ser o mais caro dos três formatos de aplicativos. Além do preço do projeto, o seu tempo de execução também poderá ser desvantagem, pois a concepção conta com mais de um código.


Aplicativos Cross-Platform?

Os aplicativos móveis Cross-Platform são desenvolvidos usando um idioma intermediário, como o Javascript, que não é nativo do sistema operacional do dispositivo, mas que rodará nativamente. Isso significa que alguns, ou todos os serviços deste código podem ser compartilhados em plataformas de destino, por exemplo, no iOS e no Android. Estes aplicativos multiplataformas são diferentes dos aplicativos híbridos HTML5. Aplicativos multiplataforma são desenvolvidos com Xamarin , Appcelerator , React Native e NativeScript .

Prós de desenvolver um aplicativo móvel Cross-Platform

  • O código pode ser compartilhado entre diferentes versões dos aplicativos em vários dispositivos (rodando até 85% nativo)

  • A interface do usuário é renderizada usando controles 'nativos', portanto, o desempenho do usuário pode ser tão rápido quanto o nativo.

Contras de desenvolver um aplicativo de plataforma cruzada

  • Nem todo código pode ser compartilhado, então algum código nativo pode precisar ser re-escrito;

  • A velocidade pode ser afetada, pois alguns idiomas intermediários podem precisar ser interpretados "on the fly";


Aplicativos Híbridos?

Os aplicativos hídridos por sua vez são aqueles que fazem a combinação de linguagens de programação e tecnologias voltadas para a criação de web apps.Este tipo de app pode fazer uso de frameworks ou wrappers, que possibilitam a sua conversão para um aplicativo viável a ser guardado e instalado de forma direta na memória do dispositivo do consumidor.Os aplicativos híbridos são desenvolvidos principalmente por companhias que buscam um meio mais simples de criação de softwares, já que o seu desenvolvimento requer apenas os conhecimentos de desenvolvimento em uma linguagem e algum framework específico.A distribuição dos apps híbridos pode ser feita tanto em lojas oficiais (como a Play Store e App Store) quanto no próprio site do seu desenvolvedor.Aplicativos móveis híbridos são desenvolvidos em HTML5, e processam a interface do usuário usando um navegador da Web incorporado, aproveitando HTML, CSS e/ou Javascript. E comumente são desenvolvidos com Cordova , Trigger.IO , Ionic Framework e Telerik Platform .

Prós de desenvolver um aplicativo móvel híbrido em HTML5

  • O código pode ser compartilhado entre diferentes versões dos aplicativos em vários dispositivos, o que tornará o desenvolvimento mais barato;

  • Construir a parte central do aplicativo usando tecnologias da Web permite um tempo de desenvolvimento mais rápido;

  • Bibliotecas, como Ember, AngularJS, React, PaperJS, podem ser aproveitadas para o desenvolvimento web;

  • O núcleo do aplicativo pode ser atualizado sem passar pela AppStore (via "hot code push")

Contras de desenvolver um aplicativo móvel híbrido em HTML5

  • Nem todo código pode ser compartilhado, então algum código nativo pode precisar ser re-escrito;

  • A velocidade de uso será afetada, pois a interação é feita por meio do controle do navegador da Web incorporado;

  • O acesso aos recursos do dispositivo e do sistema operacional depende do suporte da estrutura ou do plug-in;

Desvantagens: A execução do projeto de um aplicativo híbrido é bem semelhante aos mobile (web) app, no entanto, seu projeto envolve algumas etapas extras, e isso acaba em projetos mais complexos e que necessitem de funções extras, comprometendo o custo da sua concepção e desenvolvimento.

Aplicativos mobile (web app):

Já os aplicativos mobile são as páginas capazes de proporcionar funcionalidades de um app mobile ou desktop. Este gênero de aplicativo ganhou bastante popularidade com as últimas versões do HTML5 e do Java Script, que unidos, designaram um ambiente para a criação de soluções associadas a navegadores adequados a proporção de uma boa experiência de utilização.

Vantagens: As aplicações mobile já são conhecidas pela sua alta compatibilidade. Embora não possuam acesso a ferramentas avançadas do dispositivo, as webs app só requerem um navegador moderno para serem executados.Sendo assim, com os aplicativos mobile (web app) a empresa garante um número maior de usuários para as suas dissoluções.O custo dos app mobile (web) poderá ser menor do que os demais, além de que este tipo de aplicativo ainda fica disponível para a acessibilidade em desktops, browsers entre outros aparelhos.Mas a principal vantagem de um aplicativo mobile/web é que ele não ocupa espaço no armazenamento do dispositivo móvel, e esta sempre acessível por meio de um browser.Porém, isto pode ser também a sua principal desvantagem, pois não funcionará sem acesso a internet. O desenvolvimento do aplicativo em HTML não conta com a acessibilidade aos recursos dos aparelhos móveis, como a câmera e o GPS.Outro ponto negativo está na qualidade da experiência dos usuários e o aproveitamento das funcionalidades de seus sistemas. Isso porque trata-se de uma plataforma adequada para simular um aplicativo, e com isso não proporciona a experiência apropriada da base do aparelho.

E Qual é a melhor escolha para um aplicativo?

Decidir entre o desenvolvimento de um aplicativo nativo, cross-platform, híbrido ou web app é essencial durante a fase de desenvolvimento da idéia e do processo de elaboração do software.A decisão pode ser direcionada por distintas causas, como a necessidade de nutrir um procedimento de desenvolvimento simples, o tipo de aparelho usado (e sistema operacional) pelo seu público-alvo ou até mesmo o tipo de solução que se pretende programar. Mas o importante é pensar onde o App deve chegar? qual será o horizonte que ele enfrentará, pois você poderá condenar sua idéia ou solução, no caso de um lançamento no modelo errado. Através das suas características e vantagens e desvantagens, é possível fazer uma cuidadosa avaliação sobre qual melhor formato se adequa aos seus objetivos, para isto sempre é importante buscar a parceria de desenvolvimento com empresas como a PalmSoft, que te auxiliem desde a primeira fase de concepção da idéia do App, e tenham expertise e know-how para conduzir o processo de desenvolvimento.

Sistemas Web (Websites Responsivos)

É uma evolução natural dos sites tradicionais, resultado da necessidade de ajustar o conteúdo apresentado na web para um número cada vez maior de dispositivos e plataformas. Vejamos algumas vantagens dessa solução se comparada ao uso de apps:


1. Não exige download

Certamente este é o benefício mais visível. Ao contrário de um app, o usuário simplesmente acessa o website de onde estiver, sem a necessidade de baixar nada para seu equipamento.


2. Facilidade de encontrar

Quando precisa encontrar determinado serviço, é muito mais comum que um usuário pesquise o que deseja por intermédio de uma ferramenta de busca como o Google, do que entrar em uma app store.


3. Formas de acesso

Além de poder obter às informações a partir de dispositivos móveis – como uma app -, um sistema web oferece a possibilidade de ser acessado a partir de ambientes desktop (computadores).

Afinal, o que escolher, app ou sistema web?

Cada uma das soluções possui vantagens. Assim, a escolha mais adequada depende das prioridades definidas pelos gestores da empresa.Um indicador que pode ajudar na decisão é perguntar:

Como o consumidor busca seu produto ou serviço? e qual problema seu App deverá resolver?

A resposta alinhada ao objetivo da empresa pode indicar um caminho: sistemas web (ou websites responsivos) são mais recomendados para quem deseja apenas publicar informações e disponibilizar um meio de contato.Porém, o fornecimento de serviços ou a necessidade de interações (como geolocalização, notificações push ou fotos) pedem a disponibilização de um app específico.

Considerações finais

Independentemente da escolha, é necessário tomar o devido cuidado com aspectos relacionados com o layout, experiência do usuário, desenvolvimento de ferramentas de busca rápidas e eficientes, além de formulários intuitivos e práticos.Cada App é único e possui características próprias e exclusivas.Assim, é sempre recomendável a orientação de uma empresa que, além de ser especializada no assunto, possua experiência nos mercados e com as soluções que você procura. A PalmSoft oferece desenvolvimento mobile focado em soluções inovadoras e disruptivas, com mais de 12 anos de atuação no mercado de desenvolvimento Mobile, possui know-how e expertise em desenvolvimento Nativos IOS, Android e Windows Phone, Cross-Platform, Híbrido e Wep App. Traga seu projeto para que possamos te auxiliar no desenvolvimento e construção de um App que será personalizado e adequado aos fins que você necessita.


26 visualizações

© 2018 PalmSoft