top of page
  • Foto do escritorPalmSoft

4 Tendências para o mercado de apps em 2018

Atualizado: 29 de ago. de 2018


Os smartphones, há muito tempo, deixaram de ser simples acessórios nas mãos de seus donos. Hoje, os aplicativos estão presentes em quase todas as etapas do cotidiano, sem distinção de classe social, religião, grau de escolaridade ou qualquer outra distinção social, política ou econômica.

1. A popularização da Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma revolução que está diretamente conectada a tecnologias Mobile. Hoje, já é possível controlar desde a iluminação de sua casa até o cozimento de um alimento ou a lista de compras através de celulares, smartphones e dispositivos wearables. E a tendência é de crescimento de alternativas de uso e equipamentos.Veremos cada vez mais produtos conectados e encontraremos aplicações inusitadas para nossos dispositivos móveis.

Segundo o Gartner, até 2020 aproximadamente 26 bilhões de dispositivos deverão estar conectados à internet.

2. A revolução do Marketing Digital e a chegada dos chatbots

A grande tendência de Marketing Digital para 2018 é o uso de automatização, cadência e Chat Bots. Estas tecnologias vem evoluíndo e, em breve, além de responder a solicitações simples, os chatbots utilizando cada vez mais ferramentas de Inteligência Artificial, vão conseguir lidar com demandas cada vez mais complexas.

Um exemplo é como já acontece com o chatbot da Taco Bell nos EUA. Onde por meio da interface é possível realizar um pedido sem precisar sair do seu aplicativo de mensagens favorito.

3. A mudança de comportamento do consumidor que já compra mais pelo mobile

Não basta mais apenas websites com layouts responsivos. Hoje, mais de 19% das compras realizadas pela internet são feitas com auxílio de um smartphone.Comodidade, praticidade e a popularização dos Apps de Comércio tornaram mais simples a jornada de compra dos consumidores. Sites mobile first, prontos para receber esses clientes e com excelente usabilidade, também têm papel importante nessa mudança de comportamento.

O consumidor está finalmente pronto para fechar negócio em apps, e quem investiu nesse mercado já está colhendo seus frutos. Na última Black Friday, cerca de 35% das compras foram efetivadas dentro de aplicativos.

4. A entrada de pequenos e médios negócios no universo dos aplicativos corporativos

Para os pequenos negócios, até pouco tempo atrás criar um aplicativo mobile não era uma expectativa realista. Preços altos e poucas chances de retorno afastavam o pequeno e médio empreendedor de seu próprio app.Hoje, estes mesmos empreendedores podem criar aplicativos e ferramentas mobile para seus clientes com um investimento muito mais baixo do que a alguns anos atrás e, se organizar melhor internamente também com o auxílio dessa tecnologia. Em 2018,  as pequenas e médias empresas estão entrando nesse mercado com força total. O Momento é favorável para as micro e pequenas empresas que, de acordo com os especialistas, devem investir cada vez mais em tecnologia para se adequarem às mudanças de comportamento e hábitos de consumo dos seus respectivos públicos-alvo.

Mas para desenvolver aplicativos que tragam resultados, deve se ter muito planejamento, o tempo e o espaço das pessoas são cada vez mais concorridos e um bom app precisa estar alinhado a sua realidade, porque um mero detalhe ou falha de planejamento pode ser o fator decisivo que levará um usuário a desinstalo.

Para isto é fundamental escolher bem o seu parceiro nesta empreitada, na hora de buscar uma empresa para o desenvolvimento do seu App ou para levar sua ideia para o mundo digital, procure empresas que possuam tecnologia, know-how e expertise, e que ja tenha atuado com ferramentas, mercados ou tecnologias que estejam alinhados ao produto que você deseja desenvolver.Para isto conte com a PalmSoft, com mais de 12 anos de atuação, e muitos cases de sucesso, poderá auxiliar você ou sua empresa a desenvolver a melhor solução para seu produto ou ideia.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page